Fale Conosco pelo WhatsApp
Segunda à Sexta-feira
07h00 às 18h30
Sábado
08h00 às 12h00
Contato:
(31) 3764-5100



Veja os Tipos de Biópsias para o Diagnóstico de Câncer de Mama



A biópsia da mama consiste na retirada de fragmentos em uma área suspeita, podendo ser um nódulo, uma área de distorção arquitetural ou um agrupamento de microcalcificações.


Normalmente, o exame é realizado para despistar ou confirmar o diagnóstico de câncer de mama, principalmente quando outros exames como a ressonância magnética ou a mamografia indicam a presença de alterações que podem ser um indício de câncer.


Abaixo você vai entender mais detalhes sobre a biópsia da mama. Prossiga acompanhando e boa leitura!


Como Funciona a Biópsia da Mama?


Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a biópsia da mama é um exame feito no consultório do médico com aplicação de anestesia local. Assim, não é necessário que o paciente fique internado depois do procedimento.


A realização da biópsia é bastante simples. Confira o passo a passo que normalmente é realizado pelos médicos:


  • Aplicação de anestesia local em uma região da mama;
  • Inserção de uma agulha na região que foi anestesiada;
  • Um pedaço do tecido do nódulo identificado é retirado;
  • A agulha é retirada e a amostra de tecido é enviada para o laboratório.

O médico também pode utilizar um aparelho de ultrassom para auxiliar a guiar a agulha até o nódulo, garantindo que a amostra seja retirada do local correto.


Além disso, além da biópsia de mama, o médico também pode solicitar uma biópsia de um nódulo linfático, normalmente localizado na região da axila. Caso isso aconteça, o procedimento será praticamente o mesmo que foi realizado na mama.



Quais os Tipos de Biópsia Usadas no Diagnóstico de Câncer de Mama?


Agora que você já entendeu o que é a biópsia, vamos explicar com mais detalhes sobre os tipos usados no diagnóstico de câncer de mama. Lembre-se que o tipo escolhido vai depender do nódulo localizado na mama.


Biópsia por Agulha Fina


Esse é um tipo de biópsia muito comum usado no diagnóstico de câncer de mama, sendo também conhecido por PAAF, punção aspirativa com agulha fina. Após a anestesia local, o médico vai inserir uma pequena agulha com seringa no interior do nódulo para retirar uma amostra do tecido.


Esse tipo de biópsia ajuda a identificar a diferença entre um nódulo sólido e um cisto com líquido. O procedimento pode ser repetido pelo médico várias vezes.


O médico analisa as amostras assim que elas são retiradas da mama. Logo após, elas são colocadas em tubos ou lâminas para serem analisadas por um patologista em laboratório.


Biópsia por Agulha Grossa


Esta é uma biópsia para diagnóstico de câncer de mama, também conhecida como core biopsy. Basicamente, ela é realizada da mesma maneira que a da agulha fina, só que com uma agulha mais calibrosa para que sejam coletadas várias amostras.


Uma das vantagens de realizar esse tipo de biópsia é que as amostras retiradas são maiores, aumentando as chances de uma análise mais precisa e com poucas chances de um diagnóstico errado.


Biópsia Assistida a Vácuo


Também conhecida como mamotomia. Apesar do nome estranho, o procedimento também é bem simples de ser realizado.


Primeiro, o médico vai realizar um corte pequeno na pele, de aproximadamente meio centímetro. Nesse corte, é introduzida uma agulha calibrosa acoplada a um sistema a vácuo. O tecido retirado é sugado para dentro da agulha.


Esse é um método muito vantajoso, uma vez que ele permite a retirada de várias amostras de tecido por meio de uma abertura pequena, conseguindo marcar a área biopsiada com o clipe de titânio. Essa ação facilita um futuro controle ou a localizar o local onde foi feita a biópsia para caso seja preciso realizar uma cirurgia.



A Ekosom está ao seu lado na luta contra o câncer: exames oferecidos


Agora você já entendeu como funciona o diagnóstico de câncer de mama. De maneira geral, o procedimento é bem simples de ser realizado e você não precisa se preocupar.


A Ekosom oferece vários exames para a realização da biópsia de mama, como os que elencamos abaixo:


  • Punção de mama por agulha fina (PAAF) guiada por ultrassom
  • Exame realizado com anestesia local. Usamos uma agulha fina guiada pelo ultrassom para coletar material de cistos e nódulos mamários, também é utilizado para esvaziar cistos dolorosos e coleções pós-cirúrgicas.
  • Biópsia de mama guiada por Mamografia
  • Exame realizado com anestesia local. Usando o equipamento de mamografia, localizamos áreas de interesse, como microcalcificações e nódulos e, utilizando agulha grossa, retiramos fragmentos das lesões descritas.
  • Biópsia de mama (core biopsy) guiada por ultrassom
  • Exame realizado com anestesia local. Utilizamos uma agulha especial guiada pelo ultrassom para coletar material de nódulos mamários.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e, principalmente, ajudado você a compreender mais sobre a biópsia de mama. Caso queira agendar o procedimento, entre em contato conosco pelo telefone ou de forma online. Temos uma equipe completa e capacitada para atendê-la.






Detalhes



Ekosom Diagnose LTDA
Desenvolvido por Lucas Braga
Marketing/Imagem por Mariana Carvalho

Atendendo às diretrizes da Lei 13709/2018 (LGPD), caso tenha quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos dados fornecidos durante o seu atendimento, basta nos contatar no e-mail: dpo@ekosom.com.br

Mais



Sobre a Ekosom

Responsável técnico:
Guilherme Lourenço de Lima Reis - CRM/MG 30691

Central de Atendimento:
Telefone e WhatsApp:
(31) 3764-5100

Copyright © Todos direitos reservados 2024