Quando ouve falar em gastroenterologia você sabe do que a especialidade trata?
O alcance dessa área é bastante amplo, já que pode tratar de problemas em todo o aparelho digestivo, desde os mais simples até os mais graves — de má digestão, dor forte no estômago até câncer em órgãos do sistema.
Por isso reunimos neste post um apanhado de informações úteis e interessantes sobre a gastroenterologia.
Acompanhe!
Gastroenterologia — ou gastro, como também chamamos — é uma especialidade médica que cuida dos órgãos do aparelho digestivo (agora chamado de aparelho digestório), como o esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
O gastroenterologista também pode ser responsável por algumas subespecialidades, como a gastroenterologia pediátrica, hepatologia e endoscopia digestiva, esta última o habilita a fazer o exame.
Essa especialidade da Medicina investiga sintomas como:
Antes de irmos ao próximo tópico, vamos te contar sobre a nova nomenclatura do aparelho digestivo, que, como vimos acima, ganhou outra denominação. Agora se chama sistema ou aparelho digestório.
Mas por que houve a mudança? Essa troca de nome aconteceu por padronização, já que os outros sistemas são circulatório, respiratório etc. A partir daqui vamos utilizar a nova nomenclatura, certo?
Dor no estômago é uma sensação desconfortante, não é mesmo? E quando é forte, nos deixa bastante apreensivos, e com razão, pois pode representar algum problema mais sério.
Este é um exemplo para ilustrar o papel da gastroenterologia e do especialista da área. A dor forte no estômago pode ser causada por:
Como pode ver, há várias razões pelas quais as pessoas sentem dor no estômago. Para tratar, é preciso que o médico descubra exatamente qual o problema.
É preciso uma atenção especial aos fatores de risco que podem causar dores no estômago e outros problemas gastrointestinais.
De acordo com o médico gastroenterologista Pedro Henrique Avelar Fonseca Cardoso*, são fatores de risco o uso de alimentos gordurosos, embutidos, defumados, bem como o tabagismo, o alcoolismo e a obesidade.
Nesses casos, você deve consultar um médico gastroenterologista, é ele quem vai diagnosticar de forma precisa a razão de sua dor no estômago.
Lembre-se que é sempre importante prestar atenção a manifestações, mesmo que pequenas, como uma indigestão, por exemplo. Ao notar indício e desconforto, procure um gastroenterologista para uma avaliação.
Seja qual for a causa, o gastroenterologista faz o diagnóstico com base nos sintomas que a pessoa apresenta, assim como com a realização de exames, a fim de descartar outros problemas.
Para finalizar: quando precisar agendar suas consultas, entre em contato conosco.
Pedro Henrique Avelar Fonseca Cardoso, CRM: 66238-MG e RQE Nº: 54027
Valério Augusto de Miranda Ferreira, CRM 31835, RQE: Cirurgia 8245 e Endoscopia 29191
Médicos gastroenterologistas das Clínicas Núcleo Vida e Ekosom.