Conheça o passo a passo de um exame de ultrassom da próstata
O ultrassom da próstata é um exame de imagem que tem o objetivo de avaliar a saúde do órgão. Com esse exame é possível identificar alterações no tamanho, na forma e a presença de lesões ou alterações que possam indicar algum tipo de infecção, inflamação e, em casos mais graves, o câncer de próstata. Esse exame é normalmente recomendado para homens a partir dos 50 anos, mas pode ser feito antes, caso o especialista ache necessário. O ultrassom da próstata é indolor e não invasivo, e normalmente solicitado pelo médico urologista.
Neste post, falamos um pouco mais sobre o exame e mostramos como é realizado, além da importância no diagnóstico e prevenção de doenças. Saiba mais!
Sim, é apenas uma outra nomenclatura, assim como “ultrassonografia”. Há muitas outras denominações para esse exame, como:
Por que fazer ultrassom da próstata e o que o exame pode indicar?
O ultrassom da próstata é feito para confirmar ou desconsiderar a presença de doenças na glândula e garantir a saúde do homem. Por meio do ultrassom se pode identificar alterações como cistos, tumores, traumas e cálculos, assim como o câncer de próstata. Este último, inclusive, tem número de casos aumentados a cada ano. De acordo com dados do INCA — Instituto Nacional do Câncer —, entre 2020 e 2022 houve novos casos de câncer de próstata a cada ano. Entenda em quais outras situações o especialista pode solicitar o ultrassom da próstata:
Na Ekosom - Centro de Medicina Diagnóstica, o exame realizado é a ultrassonografia próstata transretal com biópsia. Para que você entenda todo o processo, desde a solicitação do especialista, fizemos um passo a passo. Veja abaixo.
Assim que o médico der a solicitação de exame, você já pode agendá-lo online na Ekosom, através do site ou WhatsApp. Depois você receberá um contato da equipe de atendimento para confirmar data e horário, assim como dar as instruções básicas sobre documentos que devem ser apresentados e o preparo para o ultrassom.
Reunir os documentos que vai precisar pode parecer óbvio, mas muitas vezes, por um simples descuido, podemos esquecer. Então na véspera do exame, deixe junto seu documento de identificação, cartão ou aplicativo do convênio e a requisição médica. Junto a essa documentação, é preciso também levar exames de coagulograma e hemograma (feitos antes de 90 dias), exame de sangue PSA e, caso tenha, ultrassons anteriores. Também é preciso levar sete frascos vazios de coleta de urina.
Para o USG próstata transretal com biópsia, a preparação é a seguinte:
O USG próstata transretal geralmente leva de 15 a 30 minutos. O médico utiliza uma sonda de ultrassom, com uma capa protetora e lubrificante. Essa sonda tem a largura de um dedo, aproximadamente, e é inserida no reto. O exame é indolor, no entanto o paciente pode sentir um leve desconforto. Quando o objetivo for uma biópsia, é inserida uma agulha ao lado da sonda, para que o médico consiga coletar amostras de tecidos ou células. Essas amostras são analisadas posteriormente, para verificar se há câncer. Na Ekosom, as biópsias de próstata são realizadas de maneira minimamente invasiva pelo especialista Dr. Bernardo Espíndola, guiadas por ultrassom transretal. O procedimento é normalmente realizado com sedação por anestesista, onde o paciente “dorme” durante o procedimento, evitando que sinta dor ou se lembre do procedimento. O paciente é mantido em observação e liberado para casa no mesmo dia.
Não podemos negar que há certa relutância masculina quando se trata de consultar um urologista e realizar os exames solicitados. No entanto, são eles que garantem a saúde e o bem-estar, assim como a qualidade de vida. Tanto o ultrassom da próstata quanto qualquer outro indicado pelo especialista são fundamentais para isso. A Ekosom está junto nessa jornada, então, sempre que consultar um médico e precisar fazer exames de imagem, faça seu agendamento conosco ou entre em contato pelo nosso site.