O mastologista é o médico especializado na saúde das mamas. Sendo assim, ele é o responsável por prevenir, diagnosticar, tratar e operar eventuais doenças que acometem a região.
No blog de hoje, vamos indicar os principais sinais que indicam a necessidade de consultar um mastologista, além de explicar como ele pode contribuir com a sua saúde. Acompanhe!
A mastologia é a especialidade médica que cuida das glândulas mamárias. Portanto, tudo o que for relacionado com as mamas é tratado pelo médico mastologista. Isso inclui quaisquer condições que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.
Ainda que os índices sejam bem menores, é importante lembrar que os homens também podem sofrer de doenças mamárias. Ou seja, eles também podem (e devem) fazer consultas e exames com o médico mastologista, em caso de necessidade.
Podemos dizer que o foco da atuação de um mastologista não está direcionado somente ao câncer de mama. Este especialista também atua em casos de:
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres a partir dos 40 anos se consultem anualmente com um mastologista. Essa também é uma importante forma de prevenção ao câncer de mama.
Consultas com o mastologista são necessárias quando mulheres (e até mesmo homens) identificarem qualquer alteração, de qualquer tipo, no aspecto ou na sensibilidade das mamas. Nessa consulta, o especialista vai pedir descrições de qualquer alteração do estado de saúde das mamas, conhecer seu histórico de doenças, bem como avaliar sua situação clínica geral.
Após isso, ele pode solicitar diferentes exames para checar a saúde da mulher, sendo eles: mamografia, ultrassom das mamas e exames de ressonância magnética, que produzem um diagnóstico de imagem mais preciso.
Nós, da Ekosom e Núcleo Vida, fazemos questão de reforçar a importância da prevenção de todas as doenças. Você sabia que, a cada novo ano, quase 20 milhões de mulheres sofrem com o câncer de mama em todo o mundo? Quando descoberto na fase inicial, há 90% de chance de cura. Assim, é fundamental procurar um mastologista para cuidar da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Mais do que o auto-exame, a mamografia é uma das formas mais eficazes para detectar a doença na fase inicial.
Por esta razão, é fundamental contar com um médico altamente qualificado e experiente na prevenção e tratamento dos distúrbios da mama. Para contar com essa assistência, procure nossa equipe de atendimento e agende sua avaliação com o mastologista em nossa Unidade de Congonhas .